Martim Fortes conquistou o título de campeão nacional de Sub-18 no passado Domingo na praia de Ribeira D’Ilhas, na Ericeira.
Esta foi uma vitória muito especial conquistada e celebrada em casa diante da sua família, amigos e do público que o viu nascer e crescer nestas ondas.
O atleta de 17 anos aplicou o seu forte surf de rail de frontside para ir até à final do evento e alcançar um importante feito na sua carreira de júnior.
Na caminhada durante o evento até erguer o troféu, o nosso team rider surfou com uma prancha com as medidas 5’10” x 18 1/2” x 2 1/4” x 25.3L que lhe deu muita confiança para rasgar as paredes das longas direitas de Ribeira D’Ilhas.
“Estou muito feliz com esta vitória e por ter alcançado o objetivo de ser campeão nacional de Esperanças Sub-18 diante da minha família e dos meus amigos e logo na Ericeira que é a minha casa”, afirmou o surfista que integra a nova geração do surf português. “Surfei sempre com a mesma prancha durante os dois dias de competição. Estava a sentir-me confiante com ela e sabia que podia abusar do rail o que deu para fazer uns carves épicos! É sempre importante termos boas pranchas para cada tipo de onda. Agradeço à Semente por estar sempre comigo e ajudar-me a evoluir para que possa mostrar o meu melhor surf seja no free surf ou nos campeonatos”, salientou.
Pelo lado da marca de pranchas da Ericeira, a satisfação é imensa por acompanhar o Martim no seu percurso e vê-lo a surfar de forma consistente e a alcançar bons resultados. “Estamos muito contentes por termos o nosso surfista da casa a ganhar o título nacional de Esperanças Sub-18. Com o Martim é especialmente gratificante, uma vez que o sangue da família Fortes é muito forte, tanto na história da Semente como no seu crescimento ao longo dos anos. A velha expressão “A maçã não cai longe da árvore” assenta que nem uma luva ao Martim Fortes. O seu pai, e lenda local, Miguel Fortes, tem surfado com as nossas pranchas desde 1983 e é, sem dúvida, o surfista com mais horas dedicadas no nosso spot local. Já trabalhamos com o Martim e com o seu irmão, Manel, há 11 anos. A mãe e o pai vieram buscar as suas primeiras pranchas quando eles tinham apenas sete anos. Ao trabalharmos com o Martim, as mudanças e a evolução das pranchas têm sido contínuas e rápidas, o que se deve ao facto do seu padrão de crescimento estar sempre a exigir mais comprimento, largura e espessura. Inicialmente fizemos pranchas para o Martim a partir dos designs do modelo do Gony Zubizarreta, encolhendo-as e modificando-as para se adaptarem. Com o passar do tempo, temos vindo a desenha-las para se adaptarem ao estilo do Martim e para ir ao encontro das suas necessidades, para descobrirmos o que funciona melhor para ele. Surpreendentemente, estamos agora a usar o trabalho de base do Martim para muitos surfistas mais velhos, o pêndulo vai e volta… O seu quiver de pranchas atual vai de uma prancha de Epoxy 5’9” x 18 9/16” x 2 3/16” x 25.2 Litros para competição em ondas pequenas indo até uma pintail de 6’2” para surf sólido. A sua prancha para o dia-a-dia seria uma 5’10” x 18 1/2” x 2 1/4” com aproximadamente 25.5 Litros. O Martim possui muitas pintails no seu quiver e uma ou duas squash tails para as competições em dias com condições mais pequenas. Estamos entusiasmados com a proximidade do inverno e pela probabilidade de fazermos alguns step-ups para ele levar para a Madeira ou para o Havai.
O Martim faz parte de uma promissora geração de surfistas da Ericeira e a próxima mudança de guarda está a chegar. Estamos muito contentes por tê-lo a bordo e ansiosos pelo desafio que temos pela frente.” – Nick Uricchio – Semente Surfboards
Parabéns Martim! Cada vez mais forte(s)! 🏆
Segue a Semente Surfboards
Facebook /sementesurf
Instagram @sementesurfboards