Lourenço Katzenstein, de nacionalidade portuguesa e alemã, é um jovem surfista local da Ericeira, um sítio com uma enorme cultura de surf e onde se podem encontrar algumas das melhores ondas de Portugal. Cresceu numa família onde já o pai era surfista. Começou a praticar surf aos quatro anos de idade e desde então ficou apaixonado pelo desporto.
Ao contrário da maioria dos surfistas da sua geração, que se mostraram mais virados para o lado do surf de performance e competição, Lourenço sempre demonstrou um espírito de “free surfer” à procura de tubos e ondas perfeitas.
Paralelamente, foi crescendo em si uma vontade de surfar em condições cada vez mais desafiantes e em ondas cada vez maiores. Foi após ter visto um filme de surf de uma sessão de ondas épicas em Teahupoo que ficou vidrado por ondas grandes e com o sonho de surfar as maiores ondas do mundo. Desde esse momento que tem trabalhado arduamente para, a cada ano, superar os seus limites ao apanhar ondas cada vez maiores.
Por este motivo, também nos últimos anos, especializou-se na condução de jetskis/motas de água como meio de apoio e resgate/salvamento no surf de ondas grandes depois de ter finalizado o melhor curso desta arte em Portugal.
Faz surf na Nazaré há já quatro temporadas quer seja a remar ou a fazer tow-in. Devido às características únicas deste local, juntamente com a sua atitude, conseguiu mostrar uma grande evolução no surf de ondas grandes, tendo também tornado-se num dos melhores pilotos de resgate de surf.
Em 2018 foi distinguido com o prémio da EDP Mar Sem Fim na categoria de “Rookie do Ano” devido à sua excelente atitude e prestação ao longo da temporada de 2017/2018 na Nazaré.
Atualmente tem como objetivos ser nomeado para os XXL Awards, prémios de ondas grandes internacionais da World Surf League, e entrar no campeonato mundial de ondas grandes na Nazaré que lhe permita qualificar-se para competir a tempo inteiro no circuito mundial de ondas grandes.